36º CNSE – Um encontro para descobrir soluções

Reorganização sindical, desafios e soluções do novo comércio, economia, gestão e negociações coletivas estão na agenda do 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais de Bens, Serviços e Turismo em maio de 2020, na Serra Gaúcha

A sobrevivência dos sindicatos no Brasil é pauta recorrente nos bastidores do 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais de Bens, Serviços e Turismo (CNSE). O encontro, que será realizado de 20 a 22 de maio, em Bento Gonçalves, tem o importante papel de apresentar alternativas para os cerca de mil gestores de todo o país que estarão reunidos nestes três dias na Serra Gaúcha. Eles viram a receita despencar diante do fim do imposto sindical compulsório e agora precisam de soluções para a sustentabilidade das entidades.

A discussão em torno dos principais temas a serem abordados contou com a participação de lideranças do setor durante a segunda reunião preparatória do 36º CNSE, realizada dia 22 de novembro em Juiz de Fora (MG). O presidente do Congresso, Daniel Amadio, também presidente do Sindilojas Regional Bento, voltou de lá com a temática aprovada. “Priorizamos os grandes desafios dos sindicatos e contemplamos assuntos que preocupam os gestores. Estaremos apresentando e discutindo soluções decisivas para a sobrevivência dos sindicatos”, destaca. Por isso, o tema central do CNSE é ‘Desperte para as Soluções’.

No primeiro dia do Congresso (20 de maio), a programação será voltada para reuniões com assessores das áreas Executiva, de Comunicação e Jurídica dos sindicatos. À noite, congressistas e autoridades participarão da cerimônia de abertura. O segundo dia (21 de maio) será marcado pela realização de um Talk Show sobre Reorganização Sindical com debatedores representando a CNC, os sindicatos, o governo e os trabalhadores, seguido pela palestra ‘O Novo Comércio, Desafios e Soluções’. Na parte da tarde será a vez das Comissões Temáticas, que discutirão assuntos como Comércio em Shopping Centers e Lojas de Rua, Comércio Informal e Feiras Itinerantes, Lei de Proteção de Dados, Sustentabilidade Financeira dos Sindicatos, Tecnologia a Serviço dos Sindicatos e Futuro do Varejo e Comércio Eletrônico.

Por fim, a sexta-feira (22 de maio) trará o painel ‘Economia e Comércio no Brasil’ com a participação de três economistas. A palestra magna será às 11h falando sobre Gestão. A programação técnica encerra com uma oficina que reunirá seis cases em torno das negociações coletivas. “Agora estamos trabalhando para confirmar os nomes dos especialistas que subirão ao palco do Congresso”, comenta Amadio. A casa do 36º CNSE será o Dall’Onder Grande Hotel, também rede oficial de hospedagem do evento. A agência oficial para aéreo e programação turística é a Giordani Turismo.

Sindicatos e Federações de todo o país já podem se inscrever pelo site do evento – www.36cnse.com.br. Quem se inscrever até 31 de dezembro de 2019 pagará valor diferenciado incluindo toda programação técnica, feira empresarial, coffee breaks, almoços, transfer interno, além do jantar de abertura e de encerramento.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA

20 de maio (Quarta-feira)
Manhã e Tarde: Reunião de Assessores Executivos, Comunicação e Jurídico.
20h – Solenidade de Abertura do 36º CNSE – Centro de Eventos Malbec

21 de maio (Quinta-feira)
08h30min – Talk Show Reorganização Sindical
Mediador – Flávio Obino Filho
Debatedores – Representante CNC – Ivo Dall’Acqua Júnior
Representante sindicatos – Nadim Donato
Representante Governo – Rogério Marinho
Representante trabalhadores – Ricardo Patah

11h – Palestra O Novo Comércio, Desafios e Soluções

Das 14h às 17h – Comissões Temáticas
Comércio em Shopping Centers e Lojas de Rua
Concorrência do comércio informal e feiras itinerantes
Lei de Proteção de Dados
Sustentabilidade financeira dos sindicatos (benefícios, serviços e contribuições)
Tecnologia a serviços dos sindicatos
Futuro do varejo e comércio eletrônico

22 de maio (Sexta-feira)
8h30min – Painel Economia e Comércio no Brasil
11h – Palestra Magna sobre Gestão
Das 14h às 17h – Negociações Coletivas – Oficina com a apresentação de seis cases de sindicatos.

SERVIÇO 36º CNSE
O que? 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais de Bens, Serviços e Turismo (CNSE)
Quando? 20 a 22 de maio de 2020
Onde? Dall’Onder Grande Hotel
Informações: 54 3055.2030 ou cnse@sindilojasbg.com.br, com Solange
Realização: Sindilojas Regional Bento
Apoio: Fecomércio RS, Senac e SESC
Hotel Oficial: Rede Dall’Onder
Agência Oficial: Giordani Turismo

Fotos: Divulgação Sindilojas